Link

A Física no dia-a-dia na escola é constituída por um conjunto de experiências adaptadas da exposição original do Pavilhão do Conhecimento a que foram adicionadas quatro experiências novas. Nas experiências selecionadas, o desafio lançado ao leitor é reproduzido do livro “Física no dia-a-dia” de Rómulo de Carvalho, estando sempre assinalado o número da experiência respetiva. Todos os restantes textos e esquemas são adaptados da exposição original pelos seus autores, sendo também incluídas reproduções de imagens originais do livro de Rómulo de Carvalho. Nas novas experiências, todos os textos e figuras foram concebidos de raiz para a exposição itinerante. O Mundo na Escola agradece aos herdeiros de Rómulo de Carvalho a autorização para a reprodução dos textos e imagens.

Catálogo

A Física no dia-a-dia em São Miguel, Açores

O centro de gravidade - A Física no dia-a-dia no Agrupamento de Escolas Morgado de MateusA Física no dia-a-dia (Réplica B – Máquina do Mundo) foi inaugurada na passada 6ª-feira, dia 28 de novembro, no ExpoLab – Centro Ciência Viva dos Açores, pela diretora do programa O Mundo na Escola, Ana Eiró e pelo diretor do centro, João Paulo Constância. A exposição poderá ser visitada por alunos, professores e todos os públicos interessados até ao dia 31 de janeiro de 2015, de 3ª a 6ª-feira, das 10h00 às 15h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00. Ler mais.


A Física no dia-a-dia na Póvoa de Varzim e em São Miguel, Açores

Fundão 17Terminada a permanência no Centro Ciência Viva de Sintra, A Física no dia-a-dia (Réplica C – Impressão Digital), segue para Norte onde será acolhida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A exposição estará patente no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim de 9 de dezembro de 2014 a 28 de Fevereiro de 2015, para ser visitada e experimentada pelos alunos das escolas e público em geral. A Física no dia-a-dia (Réplica B – Máquina do Mundo) saiu do Porto Moniz, Ilha da Madeira no passado dia 30 de Outubro e está neste momento em viagem... Ler mais.


A Física no dia-a-dia em Sintra

A Física no dia a dia A Física no dia-a-dia ainda pode ser visitada no Centro Ciência Viva de Sintra até ao próximo dia 9 de novembro. O horário nos dias úteis é das 10h às 18h e no Sábado e Domingo das 11h às 19h. Ler mais.


A Física no dia-a-dia em Loures e Baixa da Banheira e uma Grande Aula em Ponte de Sôr

Inauguração da exposição na Escola Secundária de LouléNo próximo dia 14 de maio a exposição itinerante e interativa, A Física no dia-a-dia, inaugura as duas últimas etapas, desta itinerância, neste ano letivo: às 10h00, a réplica “Impressão Digital” na Escola Secundária da Baixa da Banheira e às 12h00, a réplica "Máquina do Mundo" na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures. As duas réplicas ficarão em mostra até ao dia 29 de maio. Também esta semana terá lugar mais uma Grande Aula, dada Matemático António Machiavelo, na Escola Secundária de Ponte de Sôr, na sexta-feira, 16 de maio, às 11h30. A aula tem como título “A Matemática e o Malabarismo” e a escola anfitriã é uma das vencedoras do Prémio de Escola 2012. Ler mais.


A Física no dia-a-dia em Timor Leste

Formação de Professores na Escola Portuguesa de DiliEstendendo a Timor-Leste a itinerância de “A Física no dia a dia na escola” promovida pelo programa O Mundo na Escola, uma réplica da exposição viajou para Díli.A exposição foi inaugurada no dia 5 de maio na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC), com a presença do Vice-Ministro para o Ensino Superior e Ciência de Timor-Leste, Marçal Avelino Ximenes. Ler mais.


A Física no dia-a-dia em Timor-Leste

Centro de massaNo próximo dia 5 de maio, a exposição itinerante e interativa A Física no dia-a-dia, inaugura na Escola Portuguesa de Dili Ruy Cinatti, em Timor Leste. De modo a familiarizar a equipa da EPRC com os conteúdos científicos da exposição,  discutir as melhores formas de a explorar em contexto escolar e explicar o modelo de gestão da itinerância, está a decorrer, desde o dia 30 de abril uma ação de formação orientada pelos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes, professores do Instituto Superior Técnico e Graça Brites da equipa executiva do Mundo na Escola. Ler mais.